HOME INSTITUCIONAL NOVOS SEMINOVOS SERVIÇOS NOTÍCIAS E EVENTOS DEPOIMENTOS FILIAIS CONTATO

Notícias e Eventos

Você sabia? 5 Dicas para Motoristas de Caminhões de como economizar combustível
Postado em: 08/01/2016
Você sabia? 5 Dicas para Motoristas de Caminhões de como economizar combustível

Em uma entrega de caminhão, o consumo de combustível em excesso pode encarecer — e muito — a viagem. Mas muitas vezes o motorista não sabe ao certo como economizar nesse aspecto. Ao adotar algumas práticas simples, é possível diminuir o custo final e a manter o bom estado do veículo, pois os hábitos que demandam muito do caminhão são os mesmos que o danificam. Leia esta postagem e confira 5 dicas de como economizar combustível:


Planeje a sua rota com antecedência


O planejamento serve para evitar surpresas desagradáveis. E acredite, isso está ligado diretamente ao consumo de combustível. Imagine chegar em certo trecho da estrada e perceber que não dá para trafegar de caminhão por ali? Será necessário voltar, ou seja, gastar mais combustível. Além disso, é interessante levar em conta o trânsito na hora do planejamento, evitando trechos específicos em horários de pico. Assim você economiza combustível e tempo.


Calibre os pneus antes da viagem


Alguns cuidados com o caminhão antes de sentar de frente para o volante garantem não somente uma viagem mais segura, mas também mais econômica. Pneus que não estão calibrados corretamente exigem mais do caminhão — o que desperdiça combustível. Outras práticas, como andar sempre com a carga dentro do peso permitido, checar os níveis de água e óleo e fazer a revisão e manutenção com frequência garantem tranquilidade e economia.


Use o tacômetro para saber como economizar combustível


A maioria dos caminhões mais novos tem uma faixa verde no tacômetro (ou conta-giros), indicando a rotação ideal para aquele veículo. Dirigir o máximo de tempo possível dentro dessa faixa reduz o consumo de combustível, pois evita forçar o motor do caminhão com rotações baixas ou altas demais. O ideal é tentar se manter sempre no meio dessa faixa, que é a rotação ótima para aquele caminhão.


Mantenha o veículo sempre engrenado


O hábito de deixar o caminhão no ponto-morto na descida — a famosa “banguela” — é perigoso e, hoje em dia, completamente desnecessário. Na verdade, nos veículos modernos, quando o freio está acionado, não há injeção de combustível. Ou seja, você pode manter o carro engrenado que o gasto é zero. Mas no ponto-morto o motor fica como se estivesse em marcha lenta, gastando muito mais.


Adote a direção defensiva


Ao manter a distância de segurança de outros veículos, você evita freadas bruscas, que gastam muito combustível. É bom também evitar acelerar repentinamente. Para isso, não faça ultrapassagens arriscadas, não force o pedal do acelerador e não ande em alta velocidade o tempo todo.


Muitas dessas dicas se parecem mais de segurança do que de economia. Isso quer dizer, na verdade, que dirigir com cuidado é uma forma não só de evitar problemas e dor de cabeça, mas de fazer com que a viagem saia mais barata! Adotar uma direção defensiva é a melhor maneira possível de se economizar.


Agora que você já sabe como economizar combustível do seu caminhão, gostaríamos de saber quais são as suas opiniões e as suas experiências na estrada. Deixe um comentário!






VOLTAR!